Últimas Notícias

Ministério Público denuncia Haddad por corrupção, organização criminosa e lavagem de dinheiro

Candidato à presidência pelo PT, Fernando Haddad  foi acusado nesta segunda-feira (03/09), pelo Ministério Público de São Paulo de ter cometido os crimes de corrupção, organização criminosa e lavagem de dinheiro. A denúncia, apresentada pelo promotor Marcelo Batlouni Mendroni, aponta que ele teria recebido de maneira ilegal R$ 2,6 milhões da UTC Engenharia.




Em uma semana, esta é a segunda vez que o MP denuncia Haddad.

As denúncias da Promotoria têm como base a delação de Ricardo Ribeiro Pessoa, presidente da UTC Engenharia. Ricardo teria recebido um pedido do tesoureiro nacional do PT, João Vaccari Neto, de R$ 3 milhões, que utilizaria para o pagamento de uma dívida de campanha de Haddad, prefeito de SP na época. Os valores teriam sido pagos meses depois.

“A captação e distribuição de recursos ilícitos se desenvolveram através de um esquema montado pela própria UTC, primeiramente por contratos de prestação de serviços fictícios ou superfaturados, de forma que os valores ou a diferença retornassem à UTC, mas para “uma conta de Caixa 2″ que detinham com o doleiro, Alberto Youssef. Depois, Youssef entregaria parte do valor em dinheiro espécie”, relata a denúncia do MP. “O esquema para captação e transferências de dinheiro foi estruturado a partir de gráficas. Algumas, eram verdadeiras, e outras pareciam ser de fachada”.

Em 27 de agosto deste ano, o MP já havia denunciado Haddad por improbidade administrativa. De acordo com a acusação feita pelo promotor Wilson Tafner, o petista teria enriquecido ilicitamente de maneira indireta em razão do pagamento de dívidas de sua campanha para Prefeito de SP em 2012, quando foi eleito.

Vergonhosamente, tais denúncias e a ação em que o ex-prefeito é réu não o impedem de ser candidato na eleição. Na última pesquisa realizada pelo Datafolha, Haddad aparece com 4% das intenções de voto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Show Buttons
Hide Buttons