Plantão Notícias

EUA anunciam acordos militares de US$ 110 bilhões com a Arábia Saudita

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e o rei da Arábia Saudita, Salman bin Abdulaziz, se reuniram neste sábado (20) no Palácio Al Yamama, em Riad, para discutir a sua relação bilateral e a luta contra o terrorismo. Em meio à visita de Trump ao reino árabe, o governo americano anunciou acordos de cooperação militar com os sauditas avaliados em US$ 110 bilhões.

Este pacote de equipamentos e serviços de defesa “apoia a segurança a longo prazo da Arábia Saudita na região frente às ameaças dos iranianos, enquanto reforça a habilidade do reino em contribuir para as operações antiterroristas em toda a região, reduzindo o peso sobre os EUA”.

Segundo a rede CNN, o acordo fará chegar na Arábia Saudita navios, aviões e bombas fabricados pelos Estados Unidos. A administração Trump lançou o acordo como uma renovação do compromisso dos EUA com a região, embora muitas das vendas incluídas nele tenham sido aprovadas ainda pela administração Obama.

Trump e o rei saudita se cumprimentam após assinar um acordo de segurança (Foto: Jonathan Ernst/Reuters)

Trump e o rei saudita se cumprimentam após assinar um acordo de segurança (Foto: Jonathan Ernst/Reuters)

A Casa Branca apontou que os acordos mostram, “da maneira mais clara possível”, o compromisso de Washington com a sua aliança com a Arábia Saudita e os países do Golfo Pérsico. Além disso, ressaltou que representa uma maneira de dar mais oportunidades às empresas americanas na região e incentivar a criação de milhares de postos de trabalho na indústria militar dos EUA.

fonte: globo.com

Share On Facebook
Share On Google Plus
Contact us

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

Show Buttons
Hide Buttons